segunda-feira, 31 de agosto de 2009

QUALIDADE DO AR INTERNO DE AMBIENTES

A qualidade do ar de ambientes climatizados está atrelada aos parâmetros de temperatura, umidade relativa, velocidade de deslocamento em relação aos ocupantes e a renovação de ar.



Devemos levar em conta todos estes parâmetros para obtermos um bom sistema de climatização para conforto. Ao garantirmos as condições supra citadas devemos nos ater ao projeto como um todo, ao equipamento adequado, instalação compatível com o projeto, operação e manutenção eficiente, e por último vinculá-los ao cumprimento das normas vigentes.


A Síndrome de Edifício Doentes que advém da não observância destes parâmetros também envolve radiação térmica e aspectos arquitetônicos como fachadas sem proteção com insolação direta.


Doenças comuns relacionadas a má qualidade do ar como, dor de cabeça, alergia, gripe, ou até formas mais extremas como doenças provocadas por fungos, vírus e bactérias podem ser evitadas adotando-se taxas de renovação de ar e filtragem corretas à cada tipo de aplicação.


As variáveis físicas (taxas de renovação de ar, temperatura, umidade relativa e velocidade de deslocamento do ar no ambiente climatizado), devem ser controladas para manutenção dos parâmetros básicos da qualidade interna do ar.


O controle da umidade se faz item imprecindível, com números da ordem de 40% a 60% evitará a formação de bactérias e fungos. Podemos dizer que alta umidade relativa é sinônimo de proliferação de microrganismos.


Buscar pontos de estagnação de ar nos ambientes é fator também muito importante. O ar condicionado de uma maneira geral não tem apenas como premissa controlar a temperatura ideal de conforto, mas também a de movimentar o ar criando condições para diluição e remoção de partículas poluentes do meio climatizado.


As variáveis químicas são resultantes de fontes contaminadoras dentro dos ambientes climatizados e estão diretamente ligadas as taxas de renovação do ar. Locais climatizados onde não exista boa renovação de ar poderão causar elevação a concentração de dióxido de carbono podendo causar aos usuários do sistema, dores de cabeça, mal estar, enxaquecas, outros..


As variáveis biológicas também resultantes de fontes contaminadoras dentro dos ambientes climatizados estão também diretamente ligadas as taxas de renovação de ar, podendo ser evitadas pela utilização de filtragem adequada, além da realização de serviços preventivos e corretivos nos condicionadores de ar e seus sistemas, inibindo as fontes contaminadoras tais como bandejas de condensação, serpentinas, caracóis, redes de dutos, etc..


Um grande aliado ao controle das corretas taxas de renovação do ar são as caixas VAV (Volume de ar Variável), onde se pode controlar a vazão de ar externo através de sensores incorporados que medem, baseados nos parâmetros físicos do ar, a massa específica possibilitando a determinação da vazão de ar que entra no sistema.

Mais qualidade no ar que você, sua família e seus funcionários respiram.


Filtros sempre limpos e equipamento de acordo com as normas dos fabricantes, garantem maior vida útil ao seu equipamento, além de evitar desperdício ou fuga de energia elétrica, conseqüentemente, reduzindo os custos.

Manutenção Preventiva: Determinações exigidas pelo Ministério da
Saúde. (PMOC - Plano de manutenção, operação e controle)

Imagem de manutenção preventiva em Ar Condicionado SPLIT

sábado, 29 de agosto de 2009

Nova Tecnologia VRF Compacto - A escolha inteligente em conforto

O sistema VRF compacto proporciona economia e condicionamento de ar confortável


VRF (Variable Refrigerant Flow)

É um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para residências amplas e edifícios comerciais de médio e grande porte. Possui um sistema Multi-Split com apenas uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente

Sua instalação é muito simples, resultando em uma economia de tempo e mão-de-obra, além de manter a arquitetura sem alterar as características do empreendimento, produzindo um baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico.


Além de ser versátil e flexível, possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

A FUJITSU GENERAL lança no mercado o Sistema de Fluxo de Refrigerante Variável

Apoiado em tecnologia avançada para condicionador de ar, este sistema VRF compacto foi desenvolvido para atender seis requisitos chaves: Alta eficiência, economia, conforto, conveniência, fácil operação e fácil manutenção. Este sistema VRF proporciona um confortável e econômico ambiente.


Amigos, essa tecnologia ja esta se espalhando, podemos aguardar dentro de alguns dias surgiram novos equipamentos de outras marcas para brigar neste mercado. Sua instalação é devidamente indicada para a execução de projetos, desde o início da obra juntamente com elétrica e hidráulica.

Conheça a nova tecnologia em ar condicionado VRF com uma economia de energia elétrica em média de 40% maior que os sistemas convencionais, este sistema utiliza apenas uma unidade condensadora externa (casa de máquinas) pode até climatizar toda sua residencia, escritório ou comércio.
Não deixe de incluir este sistema em seus projetos!


Em caso de dúvidas ou se tiver algo a acrescentar entre em contato!