terça-feira, 8 de setembro de 2009

Você ainda se pergunta 110v ou 220v ? qual o mais econômico?

Uma grande quantidade de pessoas, algumas até com formação técnica e/ ou universitária, sai repetindo que os aparelhos 220V são mais econômicos do que os 110V.


Isso é uma idéia equivocada, proveniente da não compreensão de alguns conceitos elétricos. E pode levar a alguns consumidores a sair trocando seus aparelhos, gastando desnecessariamente um dinheiro que demorará muito a ser pago.

Daremos uma explicação para isso evitando entrar em detalhes físicos.

A primeira coisa que temos que ter em mente é nossa conta de luz é cobrada em Watts e não em Amperes (A) ou em tensão (V).

Mas então como é calculado o nosso consumo em Watts?

Simples, de uma maneira muito simplificada, multiplicando a tensão ("voltagem) pela corrente (amperagem):


110 V x 7 A = 770 W

Se o aparelho ficar ligado uma hora direto então ele terá consumido 0,77 kWh .


Uma coisa a se mencionar é que a corrente ("amperagem") no 220V é sempre a metade do 110V. Ou seja um aparelho de 220 V consumirá:

220 V X 3,5 A = 770 W

Ou seja os mesmos 0,77 kWh que seriam cobrados na conta caso o aparelho fosse 110V.


Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente ("amperagem") que utilizam.

Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.

Usar aparelhos 220V é o ideal caso estejamos contruindo um novo imóvel pois poderemos economizar na fiação, devido ao menor diâmetro dela, ou então caso fosse necessário comprar um aparelho novo, de qualquer maneira. Nunca para substituir um 110V apenas por esse motivo.

--------------------------------------------------------------------------------
Explicação técnica

1) E=R.I^2.dt
onde

E=energia dissipada no condutor em Wh

R=Resistência elétrica do condutor em ohm

I= corrente elétrica em A

dt= intervalo de tempo em h

e

2) R=p.l/S

onde


p= resistividade caracteristica do material do condutor

l= comprimento do circuito

S= seção transversal do condutor

Assim
de 2 em 1:

E=p.l/S.I^2.dt

podemos perceber facilmente que para dois condutores de mesmas dimensões e materiais aquele que estiver alimentando o circuito com menor corrente terá menores perdas.

Ora, sabemos que

I=P/V
onde:

P = potência do aparelho

V= tensão do circuito

Assim para uma mesma potência de aparelhos aquele submetido a uma maior tensão terá menores perdas pois I será menor. (Até aí isso já estava concluído aqui mas sem essa argumentação teórica).


Mas o custo de um circuito é composto de:

CT=CI+CO
onde:

CT= Custo Total

CI= Custo Inicial

CO= Custo de Operação

O CI será o mesmo para condutores de bitolas iguais (e no caso não houve nem mesmo a troca deles na instalação!) mas o CO poderá ser calculado por:


3) CO=I^2.R.n.H.e

onde:

n= número de condutores carregados

H= número de horas de operação

e= Custo da energia

Novamente podemos notar que aqueles condutores com menores correntes tem menores custos o que colabora com a afirmação de que equipamentos em 220V gastam menos (na verdade gasta-se menos na construção para se efetuar uma instalação elétrica ("Condutores, fios") para 220V).

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ar Condicionado - O vilão escondido nos Escritórios

O Aparelho de Ar condicionado, hoje em dia é uma das melhores soluções para evitar esse Calor que passamos no nosso dia a dia, devido ao nosso clima tropical.

 MAAAAASSSSS......

 Atenção!!!

Em seu ambiente climatizado:

 Você já sentiu?

 Nariz Coçando

 Garganta Seca

 Olho irritado

 Dores de Cabeça

 Algum desconforto



 ”Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram um diagnóstico dos efeitos do sistema de ventilação artificial sobre a saúde do trabalhador e confirmaram muitos dos sintomas atribuídos ao ar climatizado.


De acordo com o estudo, realizado em quatro prédios de escritórios no centro de São Paulo, um terço das pessoas que trabalham em ambiente com ar-condicionado apresenta queixas relacionadas ao sistema.



 Já é uma preocupação constante de entidades, meios de comunicação e do governo com a saúde dos ambientes internos e climatizados pois os agentes contaminantes atingem grande parte da população brasileira causando sintomas como alergias, renites, asma, bronquites e etc...

Sem manutenção periódica dos aparelhos, o ar dentro das salas pode conter mais fungos e ácaros que o de fora, com risco até dez vezes maior de doenças respiratórias.

Veja algumas fotos:





Aparelho de Ar condicionado tipo janela após 6 meses desde a última revisão.




Você sabe qual a solução deste problema??


Tome como hábito fazer uma higienização em seu aparelho de ar condicionado:



Higienização a cada 30 dias – para evitar bactérias, fungos e sujeira que se acumulam em seu evaporador

( Higienização é feita a limpeza do filtro em água corrente e aplicação de higienizador )

Tome como hábito também:



Fazer uma revisão à cada seis meses do seu aparelho de Ar condicionado. ( Verificação, Limpeza, Lubrificação e higienização)



A sujeira (bactérias, Fungos, Limo e etc) acumulada nas serpentinas aletadas aumenta o consumo de energia, coloca em risco a durabilidade do aparelho e até mesmo sua saúde.



Importante: O mesmo ocorre em automóveis que possuem sistema de Ar condicionado, acumulam impurezas (bactérias, fungos, poeira e etc) em seu evaporador e difusores, podendo assim gerar desconforto ao acionar o sistema dentro de seu veículo.

Seu sistema de ar condicionado automotivo quando ligado na posição de recirculação de ar, absorve uma certa quantidade do ar externo, podendo gerar mal cheiro dentro de seu veículo (Poluição, poeira, e etc)



Em sistemas de Ar condicionado automotivo é indicado o seguinte:

Higienização e Troca do filtro de ar.(A cada três meses)



Veja o ar que Você pode estar respirando em seu veículo:

Procure sempre pessoal qualificado tecnicamente para realizar a Assistência técnica adequada em seus equipamentos de Ar condicionado e Refrigeração.