quarta-feira, 13 de agosto de 2014

COMPONENTES DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO - 01


COMPRESSOR

O QUE É O COMPRESSOR?

É o principal componente de um sistema de refrigeração, tem como função succionar o fluído refrigerante a baixa pressão da linha de sucção e comprimi-lo em direção ao condensador a alta pressão e temperatura, na fase gasosa (vapor super aquecido).

 

COMPRESSOR ABERTO:

No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior. O emprego de um selo de vedação deve ser previsto a fim de evitar fuga de gás refrigerante ou penetração de ar externo quando a pressão for menor que a atmosférica. O compressor aberto é usado em instalações de amônia, podendo também operar com compostos halogenados.

 


COMPRESSOR SEMI-HERMÉTICO:

No compressor semi-hermético, a carcaça exterior aloja tanto o compressor propriamente dito quanto o motor de acionamento. Nesse tipo, que opera com compostos halogenados, o refrigerante entra em contato com o enrolamento do motor, resfriando-o. Esse compressor deve sua denominação ao fato de permitir a remoção do cabeçote, tornando acessível o compressor (válvulas, pistões, etc.) ou motor.

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRm-wmngD5oblV5h_o2TogjDb-0HeWf1g1vRPzGS0yWvBAfTL1aEA

 

COMPRESSOR ALTERNATIVO:

Os compressores herméticos são semelhantes aos semi-herméticos, destes diferindo pelo fato de ter uma carcaça totalmente blindada, onde o motor e conjunto de compressão estão encerrados num só corpo impedindo o acesso interno. Isto resulta na redução de tamanho da carcaça e elimina o problema de vazamento com o uso de um selo mecânico. Entretanto tanto o hermético como o semi-hermético podem perder um pouco de sua eficiência em virtude do aquecimento do refrigerante, promovido pelo enrolamento do motor elétrico. Os compressores herméticos são utilizados em refrigeradores domésticos e condicionadores de ar até potências da ordem de 30 kW (40 hp).

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTVS7JRUtjDb4QrybRB-E7nVDlD1wPmz1_SRgqT7r5J45VHYZ9y

COMPRESSOR ROTATIVO:

Compressores rotativos herméticos utilizam a ação rotativa de um cilindro contido em uma câmara de mesmo formato para fazer a compressão do gás refrigerante. Os compressores rotativos, em seu design, possuem menos componentes que outros tipos de tecnologias de compressão e oferecem uma opção eficiente para várias aplicações.

http://www.scandinavia.com.br/app/config/722/imagens/produto/grd_UR40A0981UAEPSB.jpg

COMPRESSOR SCROLL:

Os compressores Scroll utilizam dois discos espirais deslocados que permitem ciclos simultâneos de sucção, compressão e descarga enquanto o gás passa pelo mecanismo. Os compressores scroll, como outras tecnologias rotativas, requerem poucas partes móveis em comparação com os compressores a pistão. Devido a baixa velocidade de deslizamento em todos os pontos de contato e o mecanismo de precisão e as ajustadas tolerâncias dos elementos do scroll, é possível usar contato físico entre ambos espirais como um vedador, eliminando assim a necessidade de usar um grande volume de óleo como vedador. O contato físico entre os espirais também tem a vantagem de eliminar os espaçamentos e reduzir as fugas, sendo possível criar compressores de alto rendimento com máquinas de menor deslocamento. Isto está em contraste direto com os compressores a tornilho, aonde as superiores proporções de fuga se compensam usando deslocamentos maiores. Os compressores scroll são em si máquinas silenciosas e de baixa vibração. O ruído gerado por um compressor scroll é relativamente independente da pulsação do gás e está geralmente associado só com os dispositivos mecânicos reais do scroll. As irregularidades no mecanismo dos elementos do scroll podem incrementar os efeitos do contato mecânico durante o funcionamento. No caso dos compressores scroll para ar condicionado, não existe válvula de descarga interior, a qual ajuda a reduzir o ruído ao eliminar as mudanças abruptas do fluxo. Nos compressores scroll de refrigeração, se usa uma válvula para melhorar a eficiência a baixas condições de evaporação, desenhada especialmente para minimizar seu impacto sobre o ruído do compressor. A vibração do compressor se minimiza com o uso de contra pesos balanceados dinâmicamente e ao utilizar um processo de compressão contínua, também se minimiza a pulsação de torque associada.

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQd7jedV1ccQD9LpyIndfaLXiZZiJiKdjzb_Lsm7Fqqqr7-jAOkI6DyLcb3http://www.oceanairconditioning.com/CUTAWAY.JPG scroll

 

COMPRESSOR SCROLL INVERTER:








VRJ illustrationInverter scroll VRJ

 

COMPRESSOR PARAFUSO:

O compressor de parafuso é um compressor de deslocamento com pistões com a forma de parafuso; este é o tipo predominante de compressor utilizado actualmente. As peças principais do elemento de compressão de parafuso são os rotores macho e fêmea, que se deslocam na direcção um do outro enquanto o volume entre eles e a armação da caixa diminui. A relação de pressão de um parafuso depende do comprimento e perfil do parafuso e da forma da porta de descarga.

O elemento de parafuso não está equipado com nenhuma válvula e não existem forças mecânicas que criem qualquer desequilíbrio. Pode, portanto, funcionar com uma alta velocidade do veio e combinar uma elevada taxa de fluxo com reduzidas dimensões exteriores.

 

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTS4WJ6dt6MVL6XPzWp6ziYc9_KK6lwsy1gEgTco8djGUBkEPsE2EKQE_lThttp://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQrfiz_sEzAFMO_Gt9mLJQdnsOGv8RBQM--UBhAultYy0NBSyAU9Ahttps://www.bitzer.de/var/files/storage/products/images/imgneu/S_CSH_CSH7573_9630-015_PS.jpg