COMPRESSOR
O QUE É O COMPRESSOR?
É o principal componente
de um sistema de refrigeração, tem como função succionar o fluído refrigerante
a baixa pressão da linha de sucção e comprimi-lo em direção ao condensador a
alta pressão e temperatura, na fase gasosa (vapor super aquecido).
COMPRESSOR ABERTO:
No compressor aberto, o
eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor
exterior. O emprego de um selo de vedação deve ser previsto a fim de evitar
fuga de gás refrigerante ou penetração de ar externo quando a pressão for menor
que a atmosférica. O compressor aberto é usado em instalações de amônia,
podendo também operar com compostos halogenados.
COMPRESSOR
SEMI-HERMÉTICO:
No compressor
semi-hermético, a carcaça exterior aloja tanto o compressor propriamente dito
quanto o motor de acionamento. Nesse tipo, que opera com compostos halogenados,
o refrigerante entra em contato com o enrolamento do motor, resfriando-o. Esse
compressor deve sua denominação ao fato de permitir a remoção do cabeçote,
tornando acessível o compressor (válvulas, pistões, etc.) ou motor.
COMPRESSOR
ALTERNATIVO:
Os compressores
herméticos são semelhantes aos semi-herméticos, destes diferindo pelo fato de
ter uma carcaça totalmente blindada, onde o motor e conjunto de compressão
estão encerrados num só corpo impedindo o acesso interno. Isto resulta na
redução de tamanho da carcaça e elimina o problema de vazamento com o uso de um
selo mecânico. Entretanto tanto o hermético como o semi-hermético podem perder
um pouco de sua eficiência em virtude do aquecimento do refrigerante, promovido
pelo enrolamento do motor elétrico. Os compressores herméticos são utilizados
em refrigeradores domésticos e condicionadores de ar até potências da ordem de
30 kW (40 hp).
COMPRESSOR ROTATIVO:
Compressores rotativos
herméticos utilizam a ação rotativa de um cilindro contido em uma câmara de
mesmo formato para fazer a compressão do gás refrigerante. Os compressores
rotativos, em seu design, possuem menos componentes que outros tipos de tecnologias
de compressão e oferecem uma opção eficiente para várias aplicações.
COMPRESSOR SCROLL:
Os compressores Scroll
utilizam dois discos espirais deslocados que permitem ciclos simultâneos de
sucção, compressão e descarga enquanto o gás passa pelo mecanismo. Os
compressores scroll, como outras tecnologias rotativas, requerem poucas partes
móveis em comparação com os compressores a pistão. Devido a baixa velocidade de
deslizamento em todos os pontos de contato e o mecanismo de precisão e as
ajustadas tolerâncias dos elementos do scroll, é possível usar contato físico
entre ambos espirais como um vedador, eliminando assim a necessidade de usar um
grande volume de óleo como vedador. O contato físico entre os espirais também
tem a vantagem de eliminar os espaçamentos e reduzir as fugas, sendo possível
criar compressores de alto rendimento com máquinas de menor deslocamento. Isto
está em contraste direto com os compressores a tornilho, aonde as superiores
proporções de fuga se compensam usando deslocamentos maiores. Os compressores
scroll são em si máquinas silenciosas e de baixa vibração. O ruído gerado por
um compressor scroll é relativamente independente da pulsação do gás e está
geralmente associado só com os dispositivos mecânicos reais do scroll. As
irregularidades no mecanismo dos elementos do scroll podem incrementar os
efeitos do contato mecânico durante o funcionamento. No caso dos compressores
scroll para ar condicionado, não existe válvula de descarga interior, a qual
ajuda a reduzir o ruído ao eliminar as mudanças abruptas do fluxo. Nos
compressores scroll de refrigeração, se usa uma válvula para melhorar a
eficiência a baixas condições de evaporação, desenhada especialmente para minimizar
seu impacto sobre o ruído do compressor. A vibração do compressor se minimiza
com o uso de contra pesos balanceados dinâmicamente e ao utilizar um processo
de compressão contínua, também se minimiza a pulsação de torque associada.
COMPRESSOR SCROLL
INVERTER:
COMPRESSOR PARAFUSO:
O compressor de parafuso é um compressor de deslocamento com
pistões com a forma de parafuso; este é o tipo predominante de compressor
utilizado actualmente. As peças principais do elemento de compressão de
parafuso são os rotores macho e fêmea, que se deslocam na direcção um do outro
enquanto o volume entre eles e a armação da caixa diminui. A relação de pressão
de um parafuso depende do comprimento e perfil do parafuso e da forma da porta
de descarga.
O elemento de parafuso não está equipado com nenhuma válvula
e não existem forças mecânicas que criem qualquer desequilíbrio. Pode,
portanto, funcionar com uma alta velocidade do veio e combinar uma elevada taxa
de fluxo com reduzidas dimensões exteriores.
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