quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Diferenças entre Profissionais - Habilitado - Qualificado - Autorizado - Capacitado


Qual a diferença entre Profissional, Habilitado, Qualificado, Autorizado e Capacitado.

Um profissional legalmente HABILITADO para executar uma atividade é aquele que possui a atribuição profissional compatível com o trabalho por ele a ser realizado e pelo qual se tornará responsável técnico pelo projeto ou pela execução da obra, devendo, para isso, providenciar as respectivas ARTs (Anotação de Responsabilidade Técnica).

Este profissional deve estar devidamente registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e em dia com as suas obrigações.



ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO MECÂNICO
(Conforme a
Resolução nº 218, de 29/06/73, do CONFEA)



Artigo 12. Compete ao ENGENHEIRO MECÂNICO ou ao ENGENHEIRO MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS ou ao ENGENHEIRO MECÂNICO E DE ARMAMENTO ou ao ENGENHEIRO DE AUTOMÓVEIS ou ao ENGENHEIRO INDUSTRIAL MODALIDADE MECÂNICA:
I. desempenho das atividades 01 a 18 do artigo lº desta Resolução, referente a processos mecânicos, máquinas em geral; instalações industriais e mecânicas; equipamentos mecânicos e eletromecânicos; veículos automotores; sistemas de produção de transmissão e de utilização do calor;
Sistemas de refrigeração e de ar condicionado; seus serviços afins e correlatos.  

Habilitados = MEC + CREA

 

Um profissional QUALIFICADO é aquele que possui capacitação teórica (conhecimento) e prática (experiência) para executar o trabalho.

Deve ter ampla visão sobre o assunto, responsabilidade, conhecimento das consequências de determinadas decisões tomadas e estar preparado para imprevistos, mudanças de escopo e escolha de alternativas que busquem, sem fugir das prescrições normativas. É considerado trabalhador

QUALIFICADO  aquele que comprovar conclusão de curso específico na Área de atuação reconhecido pelo Sistema Oficial de Ensino.



Qualificado = MEC



É considerado trabalhador CAPACITADO é aquele profissional que atenda às seguintes condições, simultaneamente:

a)Receba capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional habilitado e autorizado; e


b) Trabalhe sob a responsabilidade de profissional habilitado e autorizado.


Capacitados = por um

Habilitado



São considerados AUTORIZADOS todos os trabalhadores qualificados ou capacitados e os profissionais habilitados, com anuência formal da empresa.


Autorizado = Anuência

formal da empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário