segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Nosso maior Alimento - O Ar

Você sabia que..
Nós respiramos cerca de 6 litros de ar por minuto.
A respiração do homem em repouso é cerca de 12 vezes por minuto, a mulher respira cerca de 20 vezes por minuto, e as crianças respiram cerca de 60 vezes por minuto.
Ou seja acabamos ingerindo por dia aproximadamente 12000 litros de Ar.


O ar é o resultado de uma mistura complexa de vários elementos que constituem a atmosfera da Terra. Seus componentes variam de lugar para lugar e de um dia para o outro, e sua importância está relacionada com a proteção da Terra contra a ação direta dos raios solares, com a manutenção da temperatura, que permite a vida, e ainda com o fornecimento do gás carbônico para a fotossíntese e do oxigênio para a respiração.

A porção gasosa do ar que respiramos é composta de aproximadamente 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio, e a presença desses elementos normalmente independe de tempo e localização.

O restante, para completar 100% da composição, é representado por um grande número de outros elementos químicos.
Entre eles estão os chamados gases nobres como argônio (Ar), hélio (He), criptônio (Kr), xenônio (Xe), radônio (Rn) e o neônio (Ne), que são inertes, isto é, não produzem reações químicas com outras substâncias, e sua participação atinge 0,93% da composição do ar natural.
O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO²) contribui com 0,03% da atmosfera e o restante é constituído pelos elementos metano (CH4), hidrogênio (H²), óxido nitroso (N²O) e ozônio (O³). Esse último é formado a partir da reação entre a radiação ultravioleta do Sol e partículas de oxigênio.
Então em condições normais, em cada 10.000 moléculas de ar, encontram-se aproximadamente:
Em suspensão na atmosfera:
Encontram-se elementos sólidos formados por poeiras, pólens, cinzas, microorganismos e ainda uma porção líquida constituída por gotículas resultantes da condensação do vapor d’água, que se apresentam em forma de nuvens, neblina e chuvas.
A porção sólida pode ser de origem inorgânica, representada por grãos de terra e areia, os quais são transportados pelo vento a vários quilômetros de distância e ainda por material de origem vulcânica, que forma grandes nuvens, espalhando-se em grandes áreas, bem como pelos sais minerais originados da maresia, podendo também ser encontrados a vários quilômetros de distância de sua origem. As partículas orgânicas são constituídas pelos grãos de pólen, esporos de fungos, bactérias e por pequenos animais, como aranhas e outros microinsetos

A maior fonte do oxigênio encontrado na atmosfera é produzido pelas algas marinhas, especialmente as azuis, cianofícias, e as verdes, clorofícias. Os vegetais, através da fotossíntese, fixam o gás carbônico e liberam o oxigênio, porém, em pequena quantidade, quando comparados com as algas encontradas nos mares. Já os animais, através da respiração, consomem o oxigênio e liberam o gás carbônico.
Fique atento:
Você sabe a qualidade do ar que está respirando? Pois o ar não tem etiqueta, diversos ambientes que somos obrigados a utilizar em nosso dia a dia, não conhecemos o que estamos absorvendo para nosso corpo.

A qualidade do ar em ambientes é influenciada pela:

Temperatura
Umidade relativa
Grau de Filtragem
Renovação do ar - reduzir CO2

Nosso Ar que respiramos é composto por: Bactérias, Fungos, Fumaça, material particulado(poeira), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC) e ozônio (O3).

A qualidade do ar que respiramos é o mais importante para sua Saúde e de toda sua Família .






Nenhum comentário:

Postar um comentário